Rodeio de Cotia | Programação 2019

logomarca-rodeio-cotia-sp


Novas informações sobre o rodeio de Cotia, saiba onde acontece o evento, a programação das datas, as atrações artísticas, os preços dos ingressos e a premiação dos peões.

Onde fica o Rodeio de Cotia

Cotia é um município brasileiro do estado de São Paulo, Microrregião de Itapecerica da Serra, na Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011 e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI). A população estimada em 2018 é de 244.694 habitantes e sua área é de 323,89 km², o que resulta em densidade demográfica de 620,6 hab/km². Localiza-se às margens do rio Cotia, afluente do Rio Tietê.

+ Rodeio de Cajamar | 2019

O rodeio da cidade de Cotia acontece na R. Eng. Leon Psanquevich, 273 - Centro, Cotia - SP, 06700-157, Brasil. O contato para duvidas pode ser feito através do telefone (11) 4148-1622  Através do mapa abaixo é possível chegar ao endereço do rodeio:




História e características gerais da cidade.

O nome da cidade é derivado da palavra “koty”, que no idioma m’byã (guarani) significa “ponto de encontro”, e que resultou nas antigas versões Coty, Cuty, Cutia, Acutia, Acotia (usadas em várias localidades brasileiras no período colonial) e na atual designação Cotia.

Foi conhecida como "Cidade das Rosas" em virtude da Fazenda Roselândia, uma antiga fazenda de cultivo e comercialização de rosas e outras espécies de flores, que atualmente encontra-se em fase de loteamento para a construção de um condomínio horizontal.

+ Rodeio de Capivari | 2019


igreja-matriz-cotia-Paroquia-Monte-SerrateAtualmente, Cotia é um dos municípios mais ricos e desenvolvidos da região à qual pertence, apesar da desigualdade sócio-econômica que o caracteriza. É considerada uma área de expansão dos bairros residenciais da Região Metropolitana de São Paulo, na direção oeste e, apesar da predominância de bairros constituídos por moradores de baixa renda, possui muitos condomínios, entre eles alguns luxuosos, principalmente no distrito de Granja Viana (subúrbio nobre da região

O Caminho de Pinheiros e o Caminho de Cotia

vista-aerea-cotia-cidadeCaminho das Tropas na "Carta corográfica dos limites do Estado de Minas Gerais com o de São Paulo" (1766) (Arquivo Público Mineiro).
O povoado que deu origem à Freguesia de Cotia foi originalmente instalado na confluência do Rio Cotia com o Caminho do Peabiru (pré-cabralino), inicialmente como aldeamento indígena, mas também como ponto de parada entre a Vila de São Paulo de Piratininga e o oeste da Capitania de São Vicente. A antiguidade do Caminho do Peabiru e sua utilização no período colonial é atestada por referências históricas e pela quantidade de casas e fazendas que foram estabelecidas ao longo desse trajeto já na primeira metade do século XVII, algumas delas remanescentes e tombadas pelo IPHAN, como a Casa do Butantã, o Sítio do Mandu, o Sítio do Padre Inácio, o Sítio Santo Antônio e outras depois de São Roque.

+ Rodeio de Piracicaba | 2019

arena-rodeio-cotia-spCaminho das Tropas no "Guia de Caminhantes", de Anastácio Santana (1817) (Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro).
O trecho do antigo Caminho do Peabiru que passou a ser usado pelos novos habitantes da Vila de São Paulo em direção ao oeste foi primeiramente denominado, em português, de Caminho de Pinheiros ou Caminho dos Pinheiros: vindo do litoral, passava pela parte baixa da atual Praça da Sé (o Largo da Sé, nos séculos XVIII e XIX), prosseguia pelas atuais Rua Direita, Largo da Misericórdia, Rua José Bonifácio, Largo da Memória, Rua Quirino de Andrade, Rua da Consolação, Avenida Rebouças e Rua dos Pinheiros, Praça João Nassar, Rua Paes Leme e Rua Butantã. O Peabiru incluía a travessia de barco em um vau do Rio Grande (atual Rio Pinheiros), na altura da atual Ponte Bernardo Goldfarb, passava pela Praça Jorge de Lima (Praça da Paineira) e prosseguia (pela Rua MMDC ou imediações) rumo à Rua Reação e início da atual Rodovia Raposo Tavares, portanto em local próximo à Casa do Butantã, sede de uma fazenda do século XVII. Esse caminho foi posteriormente explorado pelos bandeirantes (século XVII) e pelos tropeiros (séculos XVIII e XIX), passando a ser conhecido com o nome de Caminho do Sertão, Caminho das Tropas, Caminho de Cotia, Caminho de Sorocaba e outras designações.

+ Rodeio de Sumaré | 2019

rainha-princesas-rodeio-cotia-2018Mapas da segunda metade do século XVIII já indicam o Caminho das Tropas, ainda que com pouca precisão, como a Carta corográfica dos limites do Estado de Minas Gerais com o de São Paulo (1766). Um dos mais antigos mapas que representam com maior precisão as estradas e caminhos entre os atuais estados de São Paulo e Paraná é o Guia de Caminhantes, de Anastácio Santana (1817), porém dezenas de mapas, ao longo do século XIX, enfatizaram os troncos principais do Caminho das Tropas, que iam de São Paulo a Castro (passando por Cotia, São Roque e Sorocaba) e daí a Lapa, rumo a Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

+ Rodeio de Itapecerica | 2019

Programação e Datas do Rodeio de Cotia 2019

A organização do evento ainda não disponibilizou informações relevantes sobre a programação da festa do peão em Cotia e qual as datas que ocorreram a festa. Atualizaremos a pagina assim que houver um posicionamento dos organizadores.

Para se ter uma noção e organizar sua agenda, saiba que as festas sertanejas geralmente duram aproximadamente 5 dias entre desfiles, cavalgadas, escolha da rainha e princesas de rodeio, shows e competições, via de regra é comum ter dentro do leque de competições as seguintes modalidades do rodeio:

– Modalidades do Rodeio | Três Tambores
– Modalidades do Rodeio | Montaria em Touros
– Modalidades do Rodeio | Team Roping
– Modalidades do Rodeio | Rodeio em Cavalos
– Modalidades do Rodeio | Team Penning

Atrações no Rodeio de Cotia 2019

Os organizadores estão trabalhando incansavelmente para trazer os melhores cantores sertanejos de nível nacional para o evento de rodeio, aguarde que logo vem noticia sobre as atrações artísticas e os cantores que estarão na festa do peão de Cotia. No banner abaixo você confere os cantores que se apresentaram no rodeio de 2018 em Cotia.

cantores-rodeio-cotia-2018


+ Rodeio de Limeira | 2019

Preço dos Ingresso para o Rodeio de Cotia 2019

Ingressos não disponibilizados para venda. Ainda não foram criados pontos de venda para ingressos. Fique ligado no Calendário Nacional de Rodeios, em breve será disponibilizada quais serão as plataformas de venda de ingressos para o evento em Cotia.

Prêmios para montarias Rodeio de Cotia 2019

As inscrições para montarias em touros ainda não foram abertas, preços das inscrições e premiações do evento disponíveis em breve. Fique com este vídeo de Henrique e Juliano na festa de Cotia 2018.



+ Rodeio de Barretos | 2019

Rodeio de Cotia | Programação 2019 Calendário Nacional de Rodeios 5
Novas informações sobre o rodeio de Cotia , saiba onde acontece o evento, a programação das datas, as atrações artísticas, os preços do...
Rodeio de Cotia | Programação 2019 4 stars 5 stars 1 star
Novas informações sobre o rodeio de Cotia , saiba onde acontece o evento, a programação das datas, as atrações artísticas, os preços do...

Compartilhe
Calendário Nacional de Rodeios

Author:

Confira o calendário por mês!