Fogão a Lenha

Fogão a Lenha

Receitas Caipiras | Fogão a Lenha

Fogão a Lenha: Receitas CaipirasFogão a Lenha é nossa pagina de receitas caipiras e tipicamente brasileiras. Nosso objetivo é apresentar as delicias da culinária caipira de uma forma objetiva e que possa ser aplicada no dia-a-dia dos usuários do blog Calendário Nacional de Rodeios. 

Fogão a Lenha: Prato CaipiraToda semana estaremos trazendo no Fogão a Lenha uma receita de um prato caipira diferente que remete ao mundo sertanejo, iniciaremos com as receitas tradicionais de algumas regiões brasileiras e colocaremos outras de expressão regional todas semanas. 

Nosso blog sempre preza pela interação com você leitor, se tem alguma receita que acha que está dentro de nosso mundo caipira e sertanejo não perca tempo, mande-nos sua receita que teremos todo o prazer de apresentá-la aqui na pagina Fogão a Lenha. 

Fogão a Lenha: Comida CaipiraComida caipira é um conjunto de pratos típicos do interior de São Paulo, nos primórdios era feita no fogo-de-chão na trempe, o fogão dos tropeiros, onde as panelas ficavam apoiadas em pedras em formato de triângulo ou penduradas em uma armação de três varas em estilo tripé por cima do fogo e que podiam ser de ferro ou de pau verde, e às vezes no chamado tucuruva, um fogão improvisado no meio do cupinzeiro, com o passar dos tempos ganhou altura e formato no que é hoje o fogão a lenha, onde normalmente é feita a maioria dos pratos.
Há relatos de que tropeiros Bandeirantes tiveram grande influência da disseminação da culinária caipira por quase todo o Brasil.
Entre os grandes pratos e bebidas da cozinha caipira figuram: o leitão à pururuca, cuscuz caipira de legumes, pamonha, arroz carreteiro, bolinho caipira, vaca atolada, frango caipira, o furrundum, farofa de linguiça, fraldinha em panela de ferro, caipirinha, a paçoca de amendoim, o feijão tropeiro, a canjica com costelo de porco, o virado à paulista, afogado, bolinho de mandioca, rabada, o angu, pé-de-moleque, a cabidela miúda, quentão, farofa de içá, rosquinhas de pinga, o doce de bananinha e entre outros.
Fonte: Wikipédia - Comida Caipira

Conheça as receitas aqui: Fogão a Lenha