Modalidades do Rodeio | Três Tambores

tres-tambores-desenho

Conheça um pouco sobre a modalidade Três Tambores presente nos rodeios do Brasil. Entenda sua regras, os principais fomentadores e onde acontece as principais competições do esporte mais veloz dos rodeios.

Três Tambores

A corrida de barris ou três tambores no Brasil é o único evento feminino (EUA) regularmente apresentado nos rodeios contemporâneos sancionados pela PRCA (Associação Americana de Rodeio). O concurso ganhou destaque no início dos anos 50, através da Girls Rodeo Association (mais tarde rebatizada como a Professional Rodeo Association).

As regras nacionais são idênticas as regras de outros países como Austrália, Estados Unidos, México e Canadá. Os órgãos de maior relevância aqui no Brasil são a Confederação Brasileira de Hipismo e a Associação Nacional dos Três Tambores.

competicao-tres-tambores


Frequentemente classificado em segundo lugar perdendo apenas em popularidade para o rodeio em touros, este evento cronometrado combina excelência em equitação com uma velocidade vertiginosa. Os competidores começam correndo, entrando na arena e lutando contra o tempo para circular todos os tambores no galope.

Eles devem contornar um desenho de trevo passando pelos três barris e depois galopar o mais rápido possível para fazer o menor tempo. Os cavaleiros podem usar esporas e chicote para estimular o cavalo a uma velocidade maior, mas a habilidade de contornar os três barris (tambores) é igualmente importante.

regras-tres-tambores


Se o cavaleiro tiver contato com algum dos barris e este cair será adicionado cinco segundos ao tempo como punição, enquanto executar um padrão incorreto entre os tambores desqualifica o cavaleiro.

Team Penning | Conheça este esporte equestre para família 



Padrão para provas de Três Tambores | Medidas da Arena

Este é o padrão típico usado para provas de três tambores – A distância entre os barris flutua devido ao tamanho da arena sendo usada. Normalmente, serão 27,5 mts entre os barris, mas podem ter apenas 18 mts ou 21 mts a depender do tamanho da arena.

A distância da linha de partida pode variar de 9 mts a 18 mts. Deve haver pelo menos 4,5 mts atrás de cada barril até a cerca para que o trator arraste a arena sem mover os barris e assim os cavalos terão espaço suficiente para fazer uma volta segura.

arena-tres-tambores-medidas-oficial
clique para ampliar e fazer download


Por causa da diferença na distância entre os barris, as vezes que um cavalo corre podem ser diferentes da arena para outra.

Outro fator que afeta os tempos de execução é a condição ou a base do solo. Alguns tipos de arena permitirão execuções mais rápidas, outras resultarão em tempos mais lentos para todos.

Três Tambores Brasil | As melhores competições


No Brasil as provas de Três Tambores ou Corrida entre Barril é parte das modalidades de rodeio exibidas em grande parte dos eventos de competição nas festas do peão nacionais, não existindo uma maioria feminina ou masculina de competidores como em outros países.

competidora-prova-tres-tambores


O esporte começou a ser difundido aqui na década de 1970 com o advento do cavalo Quarto de Milha no Brasil, as competições se iniciaram e ganharam maior visibilidade no interior de São Paulo, precisamente na região de Presidente Prudente e Bauru.

arena-barretos-tres-tambores


As melhores competições de Três Tambores (visão pessoal) se encontram na Festa do Peão de Barretos, Rodeio de Jaguariúna, Rodeio de Catalão e na Festa de Rodeio de Divinópolis.

Modalidades do Rodeio | Três Tambores Calendário Nacional de Rodeios 5
Conheça um pouco sobre a modalidade Três Tambores presente nos rodeios do Brasil. Entenda sua regras, os principais fomentadores e onde aco...
Modalidades do Rodeio | Três Tambores 4 stars 5 stars 1 star
Conheça um pouco sobre a modalidade Três Tambores presente nos rodeios do Brasil. Entenda sua regras, os principais fomentadores e onde aco...

Compartilhe
Calendário Nacional de Rodeios

Author:

Confira o calendário por mês!