Fivelas Country - Conheça a Origem e os Modelos

Fivelas Country - Conheça a Origem e os Modelos




fivela-campeao-mundial-rodeio

Fivela Country - Descrição

Uma fivela é uma peça montada sobre um eixo que serve para unir duas extremidades, tal como as de um cinto ou correia, por exemplo.
modelos-antigos-fivelas

No Ceará e em algumas regiões do Brasil o termo fivela também significa algo que serve como prendedor de cabelo. Alguns são mais sofisticados, cheios de detalhes, com estrasses, brilhos e outros são mais simples sem muito brilho e de cor neutra.

fivela-feminina-strassFoi buscando inovar seus troféus para os vencedores que os americanos inventaram a fivela, hoje, acessório obrigatório de todo cowboy. Os troféus eram placas de ouro que os campeões costumavam colocar na parede ou em móveis de sua casa. 


Com o tempo, as placas de ouro viraram medalhões desenhados para serem usados no peito com um grande cordão de ouro, como uma grande medalha. Posteriormente, as medalhas foram sendo transformadas em fivelas para serem colocadas nos cintos dos cowboys como prêmios pela vitória. Aqui estão os modelos mais comuns usados por peões de rodeio, cowboys e cowgirls:

fivela-modelo-imagem-santaMundo do Cowboy Aqui!

Fivelas Country - Modelos


Placa retangular: Originalmente este modelo foi usado como troféu para os campeões de rodeio, era apoiado geralmente em um pedestal de madeira.


fivela-rodeio-ovalPlaca Oval: Modelo mais usado entre cowboys e peões, nelas eram inscritos o nome do cowboy e a modalidade em que participava. Tudo em ouro. Inicialmente, estas fivelas eram grandes, e como acessórios para o cinto, bastante pesadas. Nos anos 30, elas passaram por uma nova reformulação, diminuindo principalmente de tamanho, ganharam tanto prestígio, que nos anos 50 se transformaram em objeto de coleção, especialmente aquelas que tinham a inscrição dos nomes dos cowboys mais famosos.

fivela-modelo-ferradura

Ferradura: Modelo mais adotado pelas cowgirls, é mais discreto e chama a atenção não pelo tamanho mas sim pelos trabalhos executados na peça o que transformam elas em verdadeiras jóias. 



De olho na demanda, algumas joalherias do Oeste começavam a fabricá-las, desenvolvendo, inclusive, modelos em ouro e prata enfeitados com rubi ou turquesa. Ainda hoje, joalherias tanto da região do Oeste quanto do Leste americano ainda imitam o estilo “kitshy” dos anos 40 e 50, ricas em variedades estas fivelas são feitas a mão, em ouro e prata, com safiras e rubis genuínos.



fivela-modelo-pbr
Difícil era ver algum “forasteiro” como colecionador. Com altas cotações, estas famosas fivelas costumavam ser trocadas entre os cowboys que geralmente possuíam mais de uma. Nesta fase, cintos e fivelas com cenas de ação no rodeio passaram a marcar a cultura dos cowboys americanos, fossem competidores ou os cowboys da platéia, enfim, ostentar uma fivela no cinto virou mania nas arenas americanas.

fivela-modelo-ferradura-agronomia
Confira em nosso calendário nacional de rodeios qual será o próximo evento de sua região. Gostou das informações? Deixa um Like ou um +Google.

Fivelas Country - Conheça a Origem e os Modelos Calendário Nacional de Rodeios 5
Fivelas Country - Conheça a Origem e os Modelos Fivela Country - Descrição Uma  fivela é uma peça montada sobre um eixo que...
Fivelas Country - Conheça a Origem e os Modelos 4 stars 5 stars 1 star
Fivelas Country - Conheça a Origem e os Modelos Fivela Country - Descrição Uma  fivela é uma peça montada sobre um eixo que...

Compartilhe
Calendário Nacional de Rodeios

Author:

Confira o calendário por mês!