A origem do Chapéu - Variações - Modelos Country

A palavra chapéu deriva de uma palavra do latim antigo, “cappa”, que significa “peça usada para cobrir a cabeça”.
rodeio 2017
Os registos mais antigos sobre a existência e uso regular de proteções para a cabeça, datam do ano de 4.000 a.C. e referem-se ao Antigo Egito, à Grécia e à  Babilônia. Nessa época era normal usarem-se faixas de tecido na cabeça para prender e proteger os cabelos. A “fita” ou “bandana”, que por vezes ainda se vê nos chapéus actuais,  nada mais é que uma reminiscência dessas faixas ancestrais.
Foi com a nobreza e a sua necessidade de mostrar o seu status social que mais tarde surgiram os turbantes, as tiaras e as coroas, que também eram usadas, por vezes, pelos sacerdotes e pelos guerreiros, embora com significados sociais distintos.
rodeio  2017
No entanto, a primeira proteção de cabeça digna de poder ser considerada um chapéu, nasceu por volta do ano 2000 a.C. e foi inventado pelos gregos. Conhecido pelo nome de “Pétaso”, este primeiro chapéu tinha uma copa baixa e umas abas largas, sendo usado pelos gregos como proteção nas suas frequentes viagens. A sua grande versatilidade de poder ser ajustado e retirado facilmente fizeram com que o Pétaso perdurasse na Europa durante toda a Idade Média.
Também na Idade Média, as instituições religiosas não permitiam que nenhuma mulher mostrasse os seus cabelos em público. Por isso, eram utilizados os mais diversos sistemas para andarem sempre sem nenhuma ponta de cabelo à vista.  A forma mais usual e simples, era a utilização de um pano de linho que caía sobre os ombros e abaixo deles. Curiosamente, os actuais véus de noiva e as mantilhas espanholas são o que sobreviveu da moda dessa época.
Rodeio 2017Nas primeiras décadas do século XX, os chapéus masculinos mudaram muito pouco em relação aos chapéus femininos, que conheceram uma diversidade de tipos, variações e gêneros ao ponto de mudarem consoante as quatro estações do ano.
Foi só após 1930 que os chapéus passaram a ser vistos apenas como um acessório de vestuário.
Hoje em dia o chapéu caiu em desuso e apenas é usado em algumas culturas e por determinados extractos sociais em eventos específicos.

Chapéu Cowboy

Ironicamente o chapéu dos cowboys americanos pode ter se originado em um acessório criado pelos mongóis no século XIII, além disso, este modelo especifico só passou a ser usado pelos vaqueiros no século XX, antes disso o Homburg era o modelo mais popular. Este chapéu tem como características marcantes a aba grande, algumas vezes dobrada para cima nas laterais, a copa é alta e a coroa vincada em três pontos, resultado de todas as vezes que seu usuário segurou-o pelo topo para colocá-lo e retirá-lo da cabeça.
Variações: o Cowboy pode ser encontrado em feltro com base em pele, couro ou até palha. As cores mais populares são claras como bege, off white, marfim, camelo e castor, mas, em alguns casos, marrom e até preto são opções.

Modelos: 

Cattleman - O mais básico e popular dos chapéus country, foi criado originalmente para boiadeiros que buscavam ter uma identidade diferente dos cowboys em rodeio.
modelo de chapéu Cattleman

                                     Clique na imagem para ampliar

Gus - É um modelo clássico de coroa alta e três vincos profundos. A história mais comum entorno deste modelo de chapéu é que ele trazia um certo charme aos cowboys que para cumprimentar as damas o pegavam pelos vincos profundos.
rodeio 2017
                                       Clique na imagem para ampliar

Pinch Front - É um modelo quase que exclusivo das cowgilrs por deixar o rosto mais fino, caso que ocorre pelas abas curvadas para cima. O visual fica mais delicado demonstrando suavidade na cowgirl.
  
rodeio 2017

                                      Clique na imagem para ampliar

                                       Gambler - O modelo foi  referencia de muitos filmes de cowboys e faroeste. Tem a coroa baixa e plana com as abas largas, o que faz com o rosto fique mais protegido.
agenda de rodeios interior sp
                                       Clique na imagem para ampliar

Nevada - Seu desenho transmite uma aparência sofisticada que acaba se encaixando em qualquer formato de rosto e cabeça. Possui sua coroa e borda plana.
rodeio 2017
                                                                              Clique na imagem para ampliar

American Bulls (pro bulls - pralana 30x) - Apesar de estar no topo da moda country ultimamente, o modelo american bulls é uma re-leitura dos antigos chapéus de vaqueiros do oeste americano quem já assistiu filmes de velho oeste sabe do que estou falando. Tem sua coroa mais alta que o modelo Gus e as abas planas ou ligeiramente para o alto.
rodeio 2017
                                        Clique na imagem para ampliar

Veja agora nossas sessões botas, calças, camisas, fivelas, pins e botons e fique antenado na moda country.


Conheça as partes do chapéu tradicional

modelos de chapéu country

O chapéu tradicional é formado pela aba, a parte que se projeta para fora da peça e pode ser rígida ou não, o cone ou copa, onde se encaixa a cabeça e cujo diâmetro e altura podem variar, o laço/fita que serve para dar acabamento e incrementar o visual e, finalmente, a coroa, o topo da peça.
Este formato é aplicado a modelos clássicos como o Fedora, Trilby, Derby e Panamá, mas temos também a boina e o boné que tem um formato completamente diferente, mas que não iremos abordar por enquanto, deixando para um artigo específico

Panamá
rodeio 2017
Apesar do nome, foi criado no Equador, é feito de palha clara, embora, atualmente, tenham surgido modelos em cores variadas, possui aba larga e cone mediano, a cor do laço (fita) pode variar, mas na maioria das vezes é preto ou marrom. Ideal para dias quentes, pois é arejado e protege a cabeça do sol forte. Já falamos sobre ele neste post. 
Variações: como disse, elas podem ocorrer nas cores, mas não na matéria prima, já que se o material deixar de ser palha da planta  Carludovica palmata a peça não pode ser considerada um autêntico Panamá.

Fedora ou Borsalino
rodeio 2017
O Fedora também pode ser encontrado com o nome de Borsalino, tradicional marca italiana, considerada a inventora do modelo. O Fedora é feito de feltro (embora existam exemplares até de couro), tem aba média se comparado a um chapéu de cowboy, por exemplo, geralmente é encontrado nas cores marrom, preto e cinza com uma fita na mesma cor ou em tom similar, a coroa tem mais ou menos a mesma altura da coroa do Panamá e trata-se de um bom acessórios para outono ou inverno, protegendo muito bem do frio e do vento cortantes de algumas cidades.
Variações: couro, veludo ou até algodão são opções mais raras e entre as cores, tons frios e escuros podem surgir para os homens.

Bowler/Derby ou Coco
calendário de rodeios
Nos EUA é Derby, na Inglaterra se chama Bowler e no Brasil falamos chapéu coco, a verdade é que este modelo foi criado na Inglaterra em 1846 pelo político Edward Coke, ganhando popularidade entre a classe trabalhadora e, posteriormente, a burguesia. Ficou mundialmente famoso e até hoje é lembrado graças a Charlie Chaplin e seu alterego, Carlitos.
Variações: Geralmente é feito de feltro preto ou cinza escuro, tem a coroa arredondada, aba curta e laço na mesma cor.

Trilby
rodeio 2017
Lembra o Fedora, mas com uma aba muito mais curta, o Trilby já foi chapéu de gente abastada, hoje caiu na graça dos jovens e aparece por aí em diversas cores e materiais, mas o original era em tons neutros e com a fita na mesma cor ou com pequenas variações de tom.
Variações: o tradicional é em feltro, mas a trilby se adaptou para diversos gostos e públicos sendo possível encontrá-lo em couro, sarja, lona, veludo (foto) e até palha para climas quentes. As cores vão pelo mesmo caminho e o cinza abriu caminho para uma enorme variedade de matizes.

Boater ou Chapéu Palheta
agenda de rodeio mg 2017
Recebeu o nome de Boater (ou barqueiro) por ser usado nos EUA nas competições de canoagem, fez sucesso no Brasil durante as décadas de 30 e 40, principalmente pelos boêmios do Rio de Janeiro, fato que deve ter contribuído para a figura folclórica do malandro com camisa listrada e chapéu palheta na cabeça. É feito de palha, mas tem uma estrutura mais reforçada do que o Panamá, a aba é curta, coroa reta e sua fita muitas vezes aparece em azul e vermelho, cores geralmente ligadas às atividades náuticas.
Variações: um dos mais restritos em relação as opções de material e cor, no máximo você vai encontrar fitas de cores diferentes e só, nisso ele se assemelha ao Panamá.

Cartola ou Top Hat
rodeio 2017
Seu nome deriva de quartola, o pequeno barril que correspondia a um quarto de tonel, nos EUA é chamado de Top Hat e por muito tempo foi parte integrante do traje de gala (fraque ou casaca), hoje caiu em desuso e é mais fácil de ser vista na cabeça do Slash do que sendo usada por um magnata como era costume no início do século XX. A cartola é, na maioria das vezes, em tecido brilhante preto, com aba curta, coroa reta e copa alta.

Homburg ou Gelot
calendario de rodeio 2017
Outro que mantém enorme semelhança com o Fedora pode ser identificado por sua aba ligeiramente menor e levemente virada para cima nas pontas, no restante é realmente similar, com o sulco no meio de coroa e a fita em tom semelhante ao do chapéu. O nome Gelot (ou Gelô) vem do fabricante homônimo francês que ficou conhecido por produzir o modelo.

Porky Pie
rodeio 2017


Com aba curta, coroa sem sulco e copa baixa, o Porky Pie foi muito usado por músicos de Jazz dos anos 30, mas vem voltando a moda aos poucos e hoje é possível encontrar muitos atores e músicos usando o modelo. Aparece em feltro em tons invernais que vão do marrom ao verde musgo, surgindo também em  neutros como a preto e o cinza.
Variações: como também tem sido adotado pelo público jovem tem aparecido em cores cada vez mais vibrantes, mas o material se mantém no feltro e, vez por outra, couro ou lona.



Safari Hat ou Chapéu Australiano
rodeio 2017
Feito em algodão ou lona, é o mais informal e popular em cidades quentes e litorâneas por ser leve, fresco e uma boa proteção contra o sol. Devido a seu material pouco estruturado apresenta copa amarrotada ou ondulada e pode ser usado com uma ou duas abas presas na lateral, além disso, existem exemplares com ilhoses na copa que garantem a ventilação.
Variações: graças a seu material versátil, pode ser encontrado em diversas cores, mas as mais comuns são cáqui, palha, marrom e verde militar.

Confira em nosso calendário nacional de rodeios qual será o próximo evento de sua região. Gostou das informações? Deixa um Like ou um +Google.
A origem do Chapéu - Variações - Modelos Country Calendário Nacional de Rodeios 5
A palavra chapéu deriva de uma palavra do latim antigo, “cappa”, que significa “peça usada para cobrir a cabeça”. Os registos mais antig...
A origem do Chapéu - Variações - Modelos Country 4 stars 5 stars 1 star
A palavra chapéu deriva de uma palavra do latim antigo, “cappa”, que significa “peça usada para cobrir a cabeça”. Os registos mais antig...

Compartilhe
Calendário Nacional de Rodeios

Author:

Confira o calendário por mês!